top of page

Blog da Shine

O que é Inbound Marketing e porque ele pode ajudar sua empresa



A internet transformou a forma como as pessoas conhecem novas empresas, se relacionam com elas e viram seus clientes. Com as redes sociais não tendo um preço para a entrada, e a marca pagando apenas se quiser fazer impulsionamentos, a barreira de entrada é zero, e muitas empresas se aproveitaram disso para ocupar esses espaços, indiferente do seu porte, deixando o jogo pela atenção mais democrático.


Unindo isso ao conteúdo produzido pelas próprias pessoas em seu perfil pessoal, o comportamento do consumidor mudou radicalmente, e tudo que é mais interruptivo (como aquelas propagandas antes do vídeo no Youtube) passou a ser mal visto.


Essa mudança na forma como as pessoas interagem com as marcas acabou gerando o que chamamos de Inbound Marketing, uma metodologia que aborda estrategicamente formas de atrair a atenção dos clientes em potencial e mostrar que a sua empresa é a melhor solução, estabelecendo também uma relação melhor entre marketing e comercial.


O que é esse tal de Inbound Marketing?


Como dito acima, é uma metodologia que muda a forma como a marca explora o contexto digital para se relacionar com clientes em potencial. Ao invés de ela interromper deliberadamente e "empurrar" algo para os consumidores em potencial, ela começa a "puxar" a sua atenção.


Essa metodologia tem como principal pilar a criação de conteúdo relevante pensando em ajudar esse cliente em potencial, que depois vira LEAD, a resolver o seu problema e comprar um produto ou contratar um serviço com mais segurança. Assim, começa a construção da marca como uma referência no seu segmento de atuação, o que tende a levar mais valor para a marca sob o ponto de vista dos consumidores em potencial.


Os pilares do Inbound


Para que o Inbound Marketing seja mais assertivo e a sua empresa tenha melhores resultados, a metodologia passa por alguns pilares essenciais, como:


Conteúdo de Valor


A atenção das pessoas na internet está cada vez mais escassa, então, para atrair os olhos delas para sua empresa, é preciso criar conteúdo de valor. Mas o que seria "de valor"?


Conteúdo de valor é conteúdo que vai ajudar o cliente em potencial a entender melhor como ele toma melhores decisões, e para isso, é preciso entender quais são seus medos, suas demandas, seus principais critérios de decisão, suas motivações e o que ele quer atingir comprando/contratando o que a sua empresa tem a oferecer.


Partindo da premissa de que o conteúdo de valor é o que o cliente em potencial vê como valor, entendemos que a lógica é: o cliente (ou os clientes) é o centro da estratégia.


Formatos variados de conteúdo


Com as redes sociais priorizando conteúdos em movimento, a sua empresa ganha mais pontos tanto para os algoritmos quanto para os clientes em potencial quando cria conteúdo em foto e vídeo, e aprofunda o relacionamento quando usa o site da empresa a seu favor (como você está lendo esse artigo aqui no nosso blog). Os diferentes formatos ajudam a mostrar e educar o público de forma mais clara, tornando a comunicação mais fácil de ser entendida.


Por isso, uma rotina de Inbound tem posts nas redes sociais em foto e vídeo, artigo no blog da empresa


Diferentes canais de comunicação


Estar nas redes sociais é fundamental, mas estar em uma rede simplesmente por estar pode ser um desperdício de tempo e recursos financeiros. É importante estabelecer os canais estrategicamente, para que se chegue mais perto de ter resultados positivos.


Por exemplo: vale a pena estar no LinkedIn? E no Facebook? E ter um canal no Youtube? E estar no Pinterest? E ter um site? E ter um blog? E mandar e-mail marketing? Tudo depende!


Mas, sobre site: é fundamental ter um, especialmente com blog. Esse é o terreno da empresa, onde ela publica da forma que quer e tem o domínio da comunicação e da sua distribuição, além da experiência visual personalizada.


Ferramentas de captação dos clientes


Aqui vai mais um ponto positivo para o site: nele, conseguimos também colocar formas de fazer com que as pessoas que se interessaram deixem seu contato e recebam mais material da marca, aquecendo seu relacionamento para depois virar cliente, além de aparecer também para o comercial como um contato em potencial.


As ferramentas onde as pessoas se cadastram e, a partir daí, viram um cliente em potencial (LEAD) são fundamentais, para que estes sejam identificados e passados para o comercial depois.


Benefícios do Inbound Marketing


Além de aumentar a estima que os clientes em potencial tenham pela marca, o Inbound traz uma série de outros benefícios que também fortalecem a empresa, como:


Aumento das vendas


Focando em criar as condições mais favoráveis para que uma pessoa vire um cliente em potencial e educando para que, de fato, seja um cliente e defensor da sua marca, o Inbound é a metodologia que mais traz chances de aumentar as vendas através do digital.


Alinhamento entre marketing e comercial


Como o Inbound é uma metodologia que capta LEADS, ou seja, clientes em potencial, o marketing e o comercial ficam mais alinhados por unir as técnicas de marketing digital e o conhecimento do cliente que fecha a venda.


Reforço do posicionamento da marca


Com a criação estratégica de conteúdo aliada ao Branding da empresa, o posicionamento de mercado é reforçado e isso ajuda a marca a explorar melhor os seus diferenciais sobre os concorrentes.


Maior facilidade para mensurar investimentos


Aliando o conteúdo estratégico às ferramentas, conseguimos rastrear o comportamento dos LEADS desde a sua chegada até o momento em que ele vira cliente. Assim, você consegue entender a relação de retorno sobre o investimento que foi feito, chamado de ROI (Return Over Investment).


Ou seja


O Inbound Marketing é a metodologia que traz mais otimização e inteligência para o comercial da sua empresa, aliando com o marketing para transformar o digital em uma máquina de vendas, construção de relacionamento e da reputação da marca, aumentando a percepção de valor que os consumidores têm sobre ela.


Vamos
conversar
sobre a sua
marca?

  • Artboard 1 cópia_2x
  • Artboard 1_2x
  • Artboard 1 cópia 3_2x
  • Artboard 1 cópia 2_2x
bottom of page